domingo, 2 de julho de 2017

As 1ª Dificuldades

CAPITULO 1.1 


          Os especialistas defendem que, apesar de polémica, a especialização precoce trata-se mais uma questão metodológica do que biológica, pois, a partir dos 10 anos, o organismo da criança já está desenvolvido o suficiente para o início de uma prática desportiva; no entanto, esse desenvolvimento não ocorre de forma homogénea. Existem capacidades físicas que estão desenvolvidas para um trabalho mais específico, enquanto outras, se trabalhadas de forma equivocada, podem resultar em prejuízo no processo de formação desses indivíduos.
Convocatória escalão traquina
temporada 2014-2015


No entanto, não se pode considerar como fundamento para a prática desportiva sistemática apenas a idade biológica, pois, devido a vários factores, o desenvolvimento físico não acompanha a idade, o que pode ser demonstrado quando são comparadas crianças de mesma idade que, na prática, demonstram níveis diferenciados de desenvolvimento motor.




            Em crianças com desenvolvimento normal há uma coincidência entre idade biológica e física. Em crianças precoces (com desenvolvimento acelerado) o desenvolvimento físico precede o biológico em um ou mais anos; e em crianças de crescimento tardio (retardado) ocorre o contrário, o crescimento biológico precede o físico.

           Colocada a questão em estes moldes, e no que diz respeito ao Henrique Alves, os receios e preocupações foram logo uma constante. O atleta foi inserido num grupo de trabalho com miúdos 2 a 3 anos mais velhos. Só o acompanhamento do Mister Vítor Pereira e com a ajuda dos colegas mais velhos, que consideravam o Henrique como um "irmão" mais novo, foi possível criar o ambiente propício para superar as dificuldades e estabelecer as bases para o desenvolvimento das capacidades do atleta em questão. 

Convocatória escalão petiz
temporada 2014-2015
            Como foi referido na anterior publicação, a estrutura base de formação do SCUT - Torreense, carecia de atletas suficientes para colmatar as ausências nas concentrações que quinzenalmente eram realizadas, conforme estipulava o calendário do campeonato inter-municipal.
      
               Esta limitação estrutural, levou a que o Henrique fosse convocado semanalmente para disputar os jogos, quer pelo escalão etário a que pertencia "petiz", quer pelo escalão onde treinava semanalmente "traquina", já que os dois escalões disputavam o campeonato em semanas alternadas.

              A disponibilidade que o Henrique oferecia, colocava outra questão bastante pertinente para um miúdo de 5 anos, não seria excessiva a carga de frequentar a pré-primária, dois treinos e jogo semanal ?  
Só o tempo daria a resposta.